quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Conselhos Saudulentos III - Antibióticos


Os antibióticos constituem uma arma eficaz contra a propagação e desenvolvimento de bactérias. Mas há bactérias que lhes são resistentes. Se abusarmos no uso, as bactérias resistentes sobrevivem e são estas que mais se desenvolvem, aumentando a sua percentagem em relação àquelas que não lhes resistem, tornando cada vez mais difícil a sua eliminação. Tendo em conta que há mais de 30 anos que não se produz nenhum antibiótico novo, será cada vez mais difícil resisitirmos a doenças consideradas comuns. Se quando vão à farmácia e vos recusam vender um antibiótico sem a respetiva prescrição médica não é porque estamos de mau-humor ou porque somos atados, é para prevenir o desenvolvimento mais rápido deste fenómeno e porque nem sempre dele precisam.
Podemos ficar doentes por vírus, toxinas, vermes, bactérias, fungos, toxinas, etc... Portanto se não tiverem febre ou caso tenham expectoração, ela não tiver um aspeto verde, não é necessário tomá-lo.

Atualização: Também destrói a flora intestinal que fortalece o sistema imunitário e produz substâncias que podem inclusivé atuar no cérebro. Além que podes apanhar uma diarreia. Pode também provocar infeções urinárias e vaginais.

4 comentários: