domingo, 3 de janeiro de 2016

First Real Post III - Pancake Tuesday É Quando Um Homem Quiser


Na minha panela
Não entra qualquer colher
Na minha panela
Não é como a malta quer
Na minha panela
Fiquem todos a saber
Dê por onde der
Só o meu amor pode mexer

Pancake Tuesday É Quando Um Homem Quiser by Eolo

(... ) dentro da temática que é a preguiça eu decidi automatizar as panquecas (...) deixo-vos com um preparado para panquecas que depois é só adicionar os líquidos e misturar, (...)

Ingredientes - Mix
2 cháv. farinha s/fermento normal
2 cháv. farinha extra-fina s/fermento
1 cháv. de leite em pó
1/2 cháv. malte em pó
1/3 cháv. de açúcar
2 c. sopa fermento
1 c. sopa de bicarbonato de sódio
1 c. sopa de sal
170 g de manteiga sem sal (cortada em pedaços pequenos)
Nota - Uma chávena tem 240 ml de volume.
Nota 2 - Libertem a Julia Child que há em vós e usem mesmo manteiga, nada de magarina, Becéis e/ou derivados, parte da mística está na manteiga.

Usem a(o) picadora/robô de cozinha/food processor para misturar os ingredientes até ficarem com a textura de areia húmida, dividam por doses de 2 chávenas (o preparado dá sensivelmente para seis) e congelem alegremente (dois meses, no congelador sem medo se necessário, como se durasse os dois meses) até a altura de fazer as panquecas. Quando quiserem fazer as panquecas adicionem a 2 chávenas do mix, dois ovos ligeiramente batidos e meia chávena de buttermilk, misturando até ligar e fritar. Eu não gosto de muita gordura nas panquecas(...) e uso um spray de cozinha numa frigideira anti-aderente ou embebo um disco de algodão ou um pouco de papel de cozinha e untem ligeiramente a frigideira.
Nota - Para fazer buttermilk sem ter que o comprar, a uma chávena de leite gordo adicionem uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre (de cidra ou vinho branco) e deixem repousar 10 minutos.

Depois é colocar (mais) uma noz de manteiga, regar com maple syrup (...) [ou] açúcar e canela (...) [ou] Nutella (...) [ou] doces de qualquer coisa ou comê-las simples. Mas sempre ligeiramente mornas tenham o forno com a temperatura muito baixa e coloquem lá as panquecas à medida que as vão fritando para manter a temperatura.

Divirtam-se e aproveitem e espalhem pelas más línguas que eu até dou receitas, de vez em quando.

As Bolachinhas Adoradas Por Muitos (i.e. Talacinhas) by Neko-Chan

Esta receita é feita na Bimby. Peço desculpa àqueles que não a têm, mas é que eu sou preguiçoso e não me apeteceu fazê-las da maneira convencional. Foi a primeira vez que fiz presentes de natal para dar às pessoas mais importantes daquele ano. Devo ter feito umas 300 grandes.

Tempo total: 15 min (só se tiverem 3 tabuleiros)
45/50 bolachas (grandes ou 100 bolachas médias)
Fácil

Ingredientes:
100g de manteiga
130g de açúcar
1 ovo
250g de farinha (ajuda colocares amido de milho, vulgo Maizena)
1 c. chá de fermento em pó
1 gema de ovo para pincelar (pessoalmente gosto sem)

Preparação:
Coloque no copo todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 20 seg / vel 6
Retire a massa do copo, e estenda-a com a ajuda de um rolo numa superfície polvilhada de farinha (polvilhem também o rolo)
Corte a massa com formas de diversos feitios, pincele com gema de ovo e polvilhe com açúcar (eu fiz com creme glacé ou apenas sem nada)
Leve ao forno brando (200oC), pré-aquecido a 150oC, num tabuleiro polvilhado de farinha até dourar (USEM papel vegetal)

Para verem tudo, cliquem aqui.

6 comentários:

  1. Oh wow! Já não me lembrava desse post! E não faço panquecas há algum tempo, continuo a comer pandoro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se um dia me aventuro a fazer as panquecas. E talvez pandoro - bolo com ovos, farinha, açúcar e manteiga, certo?

      Eliminar
    2. Sim, mas o Pandoro parece-me muito mais complexo do que o resultado final aparenta, tem que levedar e tal. Deve ter uma receita semelhante ao panetonne.

      Eliminar
    3. Não custa experimentar, mas num dia com paciência.

      Eliminar
  2. Eu compro bolachas no continente ou no ikea. É mais prático.

    ResponderEliminar